O Programa de Digitalização para as Escolas, no âmbito do Plano de Ação para a Transição Digital, prevê o desenvolvimento de um programa para a transformação digital das escolas. Este programa contempla uma forte aposta no desenvolvimento das competências digitais dos docentes necessárias ao ensino e aprendizagem neste novo contexto digital.
O Plano de Capacitação Digital de Docentes tem como objetivo promover o desenvolvimento das competências digitais dos docentes, essenciais para o ensino e aprendizagem no contexto digital. Este plano contempla ações de formação, tutoria e acompanhamento, bem como o desenvolvimento de recursos e materiais educativos digitais.
O PADDE é o plano de ação para a transformação digital das escolas. Este plano tem por base o quadro conceptual dos documentos orientadores desenvolvidos pela Comissão Europeia, designadamente o DigCompEdu e o DigCompOrg.
As áreas de intervenção do PADDE incidem nos diferentes domínios da organização escolar no âmbito das tecnologias digitais:
A elaboração do PADDE deve ter em conta diversas etapas, desde a recolha de evidências, à análise dos dados, à elaboração do plano, à implementação, à monitorização e avaliação.
A capacitação digital dos docentes é um pilar fundamental para a transformação digital das escolas. Os docentes devem estar preparados para utilizar as tecnologias digitais de forma eficaz no ensino e aprendizagem, de modo a potenciar os processos de inovação e adequar as escolas aos contextos e desafios atuais da nossa sociedade.
O Programa de Digitalização para as Escolas é uma iniciativa importante para a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem em Portugal. A capacitação digital dos docentes e alunos é um dos pilares deste programa, e é essencial para garantir o sucesso da transformação digital das escolas.
Existe desde janeiro uma rádio escola no Agrupamento de Escolas nº1 de Gondomar. Este projeto surge da necessidade de permitir a concretização dos seguintes objetivos, a saber, desenvolver competências na área de informação e comunicação e conceder aos alunos recursos diversificados e oportunidades para a exercitação da linguagem e técnicas de rádio.
Tecnokids é um projeto do AEG1 cujo objetivo é apoiar os alunos do 2º ano na aquisição de competências digitais no sentido de os preparar para as provas de aferição.
O blogue "Aventuras na escola" foi criado em 2019, com o objetivo de divulgar junto da comunidade escolar as atividades desenvolvidas nas escolas do 1.º ciclo do nosso agrupamento. As publicações pretendem dar conhecimento de atividades desenvolvidas em contexto de sala de aula ou de escola (comemoração de festividades, dias nacionais e internacionais, horta pedagógica, feirinha do outono, por exemplo), bem como da participação dos alunos do 1.º ciclo em diferentes projetos, iniciativas e até concursos. Partilham-se as participações, por exemplo, em projetos como a Eco-escolas, os Dias Abertos do AEG1 e visitas de estudo. Os docentes podem ainda recorrer ao blogue para divulgar trabalhos de pesquisa realizados pelos alunos e para disponibilizar materiais pedagógicos e didáticos. A docente de Inglês, responsável pela gestão do blogue, utiliza regularmente o blogue para partilhar diversas atividades, vídeos e jogos didáticos para consolidar conteúdos.
Os Laboratórios de Informática do AEG1 foram abertos para mais uma edição da Hour of Code.
O AEG1 participou entre 6 e 17 de novembro, na 5.ª edição "Desafio Internacional Pensamento Computacional" - BEBRAS, iniciativa organizada pela Faculdade de Ciências da UP e dirigida a alunos do 3.º ao 12.º ano, numa prova de 45 minutos em computador (online).