O SPO do Agrupamento de Escolas n.º 1 de Gondomar apresenta-se como um serviço que procura trabalhar com os todos os intervenientes diretos e indiretos envolvidos nos processos educativos, nomeadamente, os alunos, os professores e as famílias.
A intervenção desenvolvida assume, em função da sua natureza, um caráter que pode ser promocional, preventivo e/ou remediativo, tendo como objetivo geral desenvolver as capacidades e competências dos nossos alunos, dos diferentes grupos e de toda a instituição educativa, promovendo contextos facilitadores da aprendizagem e do desenvolvimento de competências pessoais, sociais e profissionais.
É objetivo da intervenção do SPO do AEG1 contribuir para o desenvolvimento saudável e integral, o bem-estar e a saúde física e psicológica, o aumento da qualidade e satisfação com a vida, a promoção das relações interpessoais saudáveis, a prevenção de violência e de outros comportamentos de risco, a prevenção da discriminação, a promoção da cidadania ativa, a promoção da inclusão, o compromisso e envolvimento com a aprendizagem e a redução de problemas psicoeducativos (de desenvolvimento, de comportamento, de aprendizagem, socioemocionais e agenciativos).
Os alunos podem usufruir do serviço, quer por iniciativa própria, quer por encaminhamento por parte dos órgãos de gestão e administração, das estruturas de coordenação educativa, dos diretores de turma, dos docentes, dos assistentes operacionais e administrativos, dos restantes serviços da escola, dos pais ou encarregados de educação assim como por entidades externas à escola, nomeadamente a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens e o Instituto da Segurança Social.
Os pais ou encarregados de educação também podem solicitar a intervenção dos serviços, por iniciativa própria, por indicação dos docentes, dos diretores de turma e de órgãos ou serviços, quer da escola, quer da comunidade.
Uma vez mais, a fase que vivemos é, sem dúvida, um momento histórico único, em que, para além de uma pandemia que provocou alterações profundas nas nossas rotinas diárias e com um inevitável isolamento social associado, somos ainda confrontados com o desafio de vivenciar um período de vida marcado pela presença da guerra no espaço europeu, facto que se apresenta como mais uma dimensão a trabalhar com as nossas crianças e jovens.
Aproveitamos, neste sentido, para divulgar alguns materiais propostos pela Ordem dos Psicólogos e que poderão servir de mote para a tentativa de abordagem desta problemática tão específica com as crianças e jovens do nosso Agrupamento: