Brainfinity Detectives - Collaborative Problem Solving Challenge
Nº do projeto: 2022-1-PT01-KA220-SCH-000086691
Timeline: de 01/12/2022 a 02/06/2025

🧠 Projeto BRAINFINITY

“Desafiar o pensamento. Resolver com criatividade.”

O que é o Projeto BRAINFINITY?

O BRAINFINITY Detectives - Collaborative Problem Solving Challenge é uma iniciativa financiada pelo programa Erasmus+ (Projeto n.º 2022-1-PT01-KA220-SCH-000086691), coordenada pelo Agrupamento de Escolas Nº 1 de Gondomar, em parceria com escolas, ONG’s e centros de formação da Bulgária, Eslovénia, Sérvia e Portugal.

Com uma duração de 30 meses (dezembro de 2022 a junho de 2025), este projeto nasceu da urgência de preparar os alunos para um futuro em constante transformação — dotando-os de competências essenciais como o pensamento crítico, a criatividade, a resolução de problemas e o trabalho colaborativo.

Objetivos do Projeto:

  • Reforçar a capacidade dos professores para motivar e envolver os alunos.
  • Capacitar os docentes a agir como mentores e facilitadores da aprendizagem.
  • Desenvolver metodologias baseadas em desafios e problemas reais.
  • Estimular nos alunos a autonomia, a análise crítica da informação e a capacidade de trabalhar em equipa.

Público-Alvo:

  • Professores e educadores do ensino básico (2.º e 3.º ciclos)
  • Alunos do 6.º ao 9.º ano de escolaridade

📌 Fases do Projeto (Work Packages - WP)

🗂️ WP1 – Gestão do Projeto

Sob a coordenação do Agrupamento de Escolas nº 1 de Gondomar, e com o apoio da JumpIN HUB como avaliador interno, este pacote garantiu uma gestão eficiente e participada. Incluiu:

  • Planeamento financeiro e orçamental;
  • Monitorização da execução das atividades e cumprimento de metas;
  • Identificação e mitigação de riscos;
  • Avaliação contínua da qualidade dos resultados;
  • Gestão de conflitos e comunicação eficaz entre os parceiros.

✅ O sucesso desta gestão deveu-se à estreita colaboração entre todos os parceiros, assegurando alinhamento, cooperação e uma abordagem participativa durante todo o projeto.

📘 WP2 – Conteúdo Educacional Brainfinity

Foi o fundamento pedagógico do projeto. Este pacote visou:

  • Desenvolver uma Matriz de Competências para professores e alunos, com foco em resolução de problemas, pensamento crítico e raciocínio lógico;
  • Aplicar inquéritos e entrevistas nos quatro países parceiros;
  • Elaborar um Relatório Consolidado com boas práticas e lacunas identificadas;
  • Criar um Conteúdo Educacional inovador e adaptado às necessidades dos professores.

📚 O conteúdo desenvolvido foi estruturado para capacitar os professores a orientar os seus alunos no desenvolvimento de competências cognitivas superiores, com aplicação prática e interdisciplinar.

🧑‍🏫 WP3 – Formação de Professores: Tarefas de Detetive

Objetivou dotar os professores de ferramentas práticas para criarem tarefas que promovam investigação, pesquisa e raciocínio lógico. Incluiu:

  • Desenvolvimento de uma Metodologia de Formação e um Toolkit para docentes;
  • Realização de uma Formação Internacional de Professores, em Gondomar (28 nov – 2 dez 2023), com 19 participantes;
  • Criação de um Booklet com 50 Tarefas de Detetive, organizadas por tópicos curriculares.

🧩 Este pacote fortaleceu o papel do professor como facilitador de aprendizagens baseadas em desafios.

🕵️ WP4 – Guia Passo a Passo: Competições Nacionais Brainfinity

Teve como foco o desenvolvimento de uma metodologia estruturada para a organização de competições nacionais nos quatro países. Incluiu:

  • Um Guia Passo a Passo para professores e educadores;
  • Um Plano de Marketing e estratégia de comunicação;
  • Criação e seleção de tarefas para competição;
  • Organização das Competições Nacionais.

🏅 As 4 equipas vencedoras (uma por escalão) foram selecionadas para a final internacional.

📗 WP5 – Guia de Aula Brainfinity

Este pacote procurou integrar a metodologia Brainfinity no contexto das aulas regulares, através de:

  • Criação de um Guia de Aula, com orientações práticas para professores;
  • Formação em Sófia, Bulgária, com a participação de 4 professores de cada país;
  • Produção de um Booklet de Tarefas de Detetive adaptadas ao currículo, desenvolvidas durante a formação.

🎯 Este guia permite aos docentes aplicar as tarefas em várias disciplinas, promovendo a interdisciplinaridade, motivação dos alunos e desenvolvimento das competências-chave do século XXI.

🌐 WP6 – Portal Brainfinity: Coleções de Tarefas

Resultado final e sustentável do projeto, este pacote teve como objetivo:

  • Criar uma plataforma online multilingue com todas as Tarefas de Detetive desenvolvidas;
  • Disponibilizar o Conteúdo Educacional, Metodologias, Guias e Exemplos;
  • Facilitar o acesso gratuito a qualquer professor ou educador, mesmo após o fim do projeto.

🖥️ O portal foi desenvolvido em Inglês e nas línguas dos quatro países, promovendo a continuidade e replicabilidade da metodologia.

🎓 WP7 – Exploração de Resultados e Eventos Multiplicadores

Etapa final de disseminação e valorização dos resultados. Incluiu:

  • A Competição Internacional Brainfinity, em Belgrado (Sérvia), com a participação das 16 equipas vencedoras nacionais (4 por país);
  • Realização de Eventos Multiplicadores em cada país, com professores, diretores, decisores políticos e comunidade educativa;
  • Conferência Final do Projeto, na Sérvia, com apresentação pública dos resultados, testemunhos e reconhecimento das equipas finalistas.

🚀 Estes eventos foram essenciais para garantir a disseminação alargada dos resultados, mobilizar futuras escolas e assegurar a sustentabilidade do modelo Brainfinity.

2025-05-14
Brainfinity - Competição Internacional

A equipa do AEG 1 chegou a Belgrado, na Sérvia, cheia de entusiasmo e energia positiva. Após um dia de visita pela cidade e um pequeno-almoço reforçado, os nossos representantes estão prontos para dar o melhor de si na competição. Desejamos boa sorte a todos — que se divirtam e aproveitem esta grande experiência!

2025-01-08
Competição Nacional Brainfinity

O projeto europeu BRAINFINITY, da responsabilidade do AEG1, reúne escolas e empresas de Portugal, Sérvia, Eslovénia e Bulgária, com o objetivo de capacitar professores com metodologias de ensino inovadoras. A iniciativa foca-se em abandonar a pedagogia tradicional, introduzindo desafios divertidos e práticos que simulam cenários reais, desenvolvendo competências como criatividade, pensamento crítico e resolução de problemas nos alunos.

2024-09-08
Terceira Reunião Transnacional do Projeto BRAINFINITY decorre em Ruse, Bulgária

Nos dias 6 e 7 de setembro de 2024, a cidade de Ruse, na Bulgária, acolheu a terceira reunião transnacional do projeto BRAINFINITY, organizada pelo parceiro RAGINA Training Center. Esta reunião contou com a presença de 15 representantes dos diferentes parceiros do consórcio e foi mais um passo fundamental na consolidação e monitorização do progresso do projeto.

2023-11-28
Gondomar acolhe a 2.ª Reunião Transnacional e Formação de Professores Brainfinity

O Agrupamento de Escolas nº 1 de Gondomar foi palco, no passado dia 27 de novembro de 2023, da segunda reunião transnacional do projeto BRAINFINITY, reunindo 19 representantes das entidades parceiras de Portugal, Eslovénia, Sérvia e Bulgária.

2023-11-27
Brainfinity Detectives

Brainfinity Detectives – Kick-off meeting, Portugal.

2023-07-13
Workshop Brainfinity Challenge
Professores em Missão para Salvar a Relíquia da Escola!

No dia 13 de julho de 2023, o Agrupamento de Escolas nº 1 de Gondomar, em parceria com a JumpIN HUB, dinamizou um entusiasmante Workshop Brainfinity Challenge, integrado nas Jornadas Pedagógicas do Agrupamento. Este evento marcou a primeira apresentação prática do Projeto BRAINFINITY junto da comunidade educativa local.

2023-01-14
Kick-off Meeting Brainfinity: Primeiros Passos de um Projeto Inovador!

Nos dias 13 e 14 de janeiro de 2023, a cidade de Maribor, na Eslovénia, acolheu a Kick-off Meeting do Projeto BRAINFINITY, dando início oficial a esta entusiasmante jornada europeia dedicada ao desenvolvimento do pensamento crítico e à resolução colaborativa de problemas em contexto escolar.