Tracks from Past to Future

O Institut Laia L’ Arquera, em Mataró, Espanha, convidou o AEG1 para integrar o projeto “Tracks from past to future” cujo pressuposto maior é promover conhecimento e competências nas literacias cinematográficas e teatrais. O convite foi aceite e, com a candidatura aos projetos Erasmus +, a nível nacional, aprovada, 3 professores e 24 alunos já arregaçaram as mangas para a 1.ª mobilidade.

O projeto proporcionará aos alunos envolvidos o contacto com equipas multinacionais, que irão trabalhar nas escolas. Por outro lado, durante as mobilidades nas diferentes escolas, serão realizadas atividades diversificadas, relacionadas com a temática central do projeto: worshops sobre edição de imagem e cinema; atividades sobre utilização de ferramentas digitais como captação e tratamento de imagem e impressão eletrónica e em 3D. Tudo contribuirá para dotar os alunos de know-how que lhes permitirá atingir o objetivo final do projeto: a realização de um festival de cinema e a sua divulgação.

Para a participação no projeto, o perfil dos alunos selecionados foi elencado na candidatura: alunos que estivessem envolvidos nas atividades do Plano Nacional das Artes e do Cinema, e nos Clubes de Cinema e de Teatro, o que estes24 alunos reúnem.

A 1.ª mobilidade ocorrerá no mês de novembro, em Mataró, e tantos os professores como os alunos estão a realizar filmagens, a redigir textos em inglês, a gravar de podcasts, entre outros produtos, para apresentar aos seus colegas estrangeiros o AEG1, o concelho de Gondomar, a Área Metropolitana do Porto e nosso país: Portugal. Tudo isto conta com a colaboração dos dois técnicos do Laboratório das Artes do AEG1: o ator residente e o técnico de multimédia.