O Projeto Erasmus+ "Nurturing Nature Intelligence in Schoolchildren" teve início em novembro de 2022 e terminará em fevereiro de 2025.
Nature Intelligence, ou NQ, é um conceito multidimensional que compreende qualidades humanas para se conectar à natureza de uma forma cognitiva, emocional e espiritual, e usar ativamente estas qualidades para apoiar a saúde e o bem-estar mental e social, bem como o bem-estar da natureza e do planeta.
https://natureintelligence.euO projeto visa criar uma metodologia ou um modelo científico de análise sobre como as crianças se comportam face à Natureza e como se pode utilizar o ambiente natural para promover a aprendizagem e as competências das crianças.
Estão envolvidos investigadores universitários holandeses e noruegueses, associações holandesas e alemãs que desenvolvem a sua ação na aprendizagem em ambiente natural de crianças e jovens, bem como 2 escolas públicas, o AEG1 e uma escola italiana.
O projeto tem como objetivos gerais reconetar as crianças com a Natureza, promovendo a sua Nature Intelligence (NQ), introduzir uma pedagogia inspirada na NQ, apoiada por uma colaboração internacional de partes interessadas na NQ e promover a adoção do conceito de NQ nas organizações parceiras.
No âmbito da disciplina Animarte, os alunos do 4ºano, neste 3º período, estão a trabalhar o artista plástico Alberto Carneiro. Iniciaram o trabalho fazendo uma pesquisa sobre a vida e obra deste que é um dos mais importantes escultores portugueses. Nascido no ano de 1937, em Santo Tirso, utiliza muitas vezes a Natureza como tema das suas obras. Desta forma, também os nossos alunos do 4ºano, inspirados na obra deste artista, criaram, em grupo, instalações artísticas, com os mais diversos materiais que encontraram na natureza.
No dia 21 de março de 2025, realizou-se o evento de disseminação do projeto Erasmus+ "Nurturing Nature Intelligence in Schoolchildren", reunindo cerca de 30 educadores e professores de várias escolas do país para discutir o impacto da Nature Intelligence (NQ) na educação infantil. O projeto, do qual o AEG1 foi parceiro, iniciou-se em novembro de 2022 e chegou agora ao fim.
Cartaz da ação de disseminação para o dia 21 de março. Para conectar as crianças de novo com a Natureza.
Quatro professores do AEG1 participaram num Curso de Formação onde viveram experiências únicas e inovadoras, tendo a Natureza como ferramenta central para a aprendizagem de conteúdos e desenvolvimento de competências.
Está a decorrer em Bossolasco, Itália, uma reunião transnacional do projeto Erasmus+ "Nurturing Nature Intelligence in Schoolchildren". Dois dias para analisar e discutir o manual de boas práticas para professores e educadores elaborado no âmbito do projeto e planificar a testagem e formas de disseminação nas diferentes organizações e escolas parceiras (Itália, Alemanha, Países Baixos e Portugal).
No âmbito do Projeto Erasmus+ Nurturing Nature Intelligence in Schoolchildren e, no seguimento do curso de formação realizado nos Países Baixos em abril, foram desenvolvidas duas atividades, nomeadamente "A orquestra" e "Jogo do urso" com as turmas do 1.º ciclo da EB de Outeiro no dia 28 de maio, no Parque de Travassos em Jancido.
No âmbito do Projeto Erasmus+ Nurturing Nature Intelligence in Schoolchildren e no seguimento do curso de formação realizado nos Países Baixos em abril, foi desenvolvida a atividade "Caça ao tesouro microscópico" realizada com duas turmas do 6º ano (A e C) no dia 11 de junho.