Projeto Free Kids

Two AEG1 teachers in Maribor (Slovenia)

Overparenting project (n.º 2020-1-PT01-KA204-078497)

Day 1 Day 2 Day 3

Day 1 – 7th of November 2022

Hoje, dia 7 de novembro de 2022, decorreu mais uma sessão de trabalho no âmbito do Projeto Erasmus + FREE KIDS - Overparenting Project (n.º2020-1-PT01-KA204-078497) desta vez, em Maribor, segunda maior cidade da Eslovénia. Voltámos a encontrar os nossos parceiros da Eslovénia, Turquia, Lituânia e Roménia para fazer o balanço dos trabalhos desenvolvidos, definir futuras etapas, distribuir tarefas e fixar prazos para a conclusão das mesmas. Tivemos ainda a oportunidade de visitar uma escola privada que segue a pedagogia de Maria Montessori. Esta educadora, médica e pedagoga defendia a importância da liberdade, da atividade e do estímulo para o desenvolvimento físico e mental da criança, sendo famosa a sua afirmação "Help me to do myself" / "Ajuda-me a fazer sozinho", na perspetiva da criança.

Today, 7th November 2022, a new working session within the Erasmus + Free Kids - Overparenting Project (n.º2020-1-PT01-KA204-078497) took place in Maribor, the second largest city in Slovenia. We met our partners from Slovenia, Turkey, Lithuania and Romania to assess the progress of the activities, plan further steps, assign tasks and set deadlines to fulfil them. We also had the opportunity to visit a Montessori private school. Maria Montessori was a doctor and an educator who defended the importance of giving children freedom and room to explore, as well as stimulating their physical and mental development. Her most well known quote is: "Help me to do myself".

Day 2 - 8th November

Segundo e último dia de trabalho dos parceiros envolvidos no Projeto Erasmus + FREE KIDS - Overparenting Project (n.º2020-1-PT01-KA204-078497). Durante a reunião, preparámos algumas atividades e documentos, nomeadamente questionários, necessários para a formação com os pais que irá decorrer em janeiro de 2023. Usufruímos ainda de uma visita pela cidade de Maribor com o nosso guia especial Gasper Pongrac, colega da Eslovénia.

Second and last working day envolving all the partners of Erasmus + FREE KIDS - Overparenting Project (n.º2020-1-PT01-KA204-078497). During the meeting, we prepared some activities and documents (online surveys) that will be used in the parents' training, taking place next January. We also enjoyed a tour in Maribor with our special guide Gasper Pongrac, our Slovenian partner.

Day 3

Já de regresso a Portugal, deixamos mais umas fotografias da cidade eslovena Maribor e da equipa portuguesa envolvida no Projeto Erasmus + FREE KIDS - Overparenting (n.º2020-1-PT01-KA204-078497).

Back to Portugal, here are some photographs of the Slovenian city of Maribor and of the Portuguese team involved in Erasmus + FREE KIDS.


Two AEG1 teachers in Bucharest

Overparenting project (n.º 2020-1-PT01-KA204-078497)

Day 1 Day 2 Day 3 Day 4 Day 5 Day 6

No próximo dia 28 de maio, as docentes Mercês Valente e Mónica Oliveira partem para Bucareste, capital da Roménia, em representação do nosso Agrupamento, no âmbito do Projeto Free Kids – Overparenting protect (n.º 2020-1-PT01-KA204-078497).

Este projeto resulta de uma parceria entre o AEG1 e o JumpIN Hub, Associação para a Inovação e Empreendedorismo, organização estabelecida em 2020 no nosso concelho.

Este projeto envolve 8 parceiros e 5 países e tem como finalidade consciencializar os pais sobre os problemas relacionados com a “super-proteção” dos filhos e ajudá-los a desenvolver uma parentalidade positiva, para a educação de crianças independentes e autoconfiantes.

Assim, ao longo de 5 dias de formação, as docentes do AEG1 irão partilhar conhecimento e experiências com educadores, professores e entidades ligadas à educação oriundos da Eslovénia, Turquia, Lituânia e Roménia.

Poderão acompanhar as atividades das professoras Mercês Valente e Mónica Oliveira nas redes sociais e na página do Agrupamento.

Day 1 – 29th of May 2022

Chegada à cidade de Bucareste da equipa portuguesa composta pelas docentes do AEG1 Mercês Valente e Mónica Oliveira e João Ramos e Tânia Rocha da associação JUMPIN HUB. Iniciam no dia 30 de maio a formação de 5 dias no âmbito do Projeto Free Kids – Overparenting protect (n.º 2020-1-PT01-KA204-078497).

Arrival to Bucharest of the Portuguese team which includes teachers Mercês Valente and Mónica Oliveira from AEG1 and João Ramos and Tânia Rocha from JUMPIN HUB organisation. The five-day Learning Training Teaching activities start on the 30th of May.

Day 2 – 30th of May 2022

Hoje decorreu o 1.º dia de formação que contou com as apresentações dos parceiros da Roménia e da Turquia sobre as temáticas “Fugir à armadilha da super-proteção” e “Desenvolver a autonomia das crianças – usar o fracasso como ferramenta para fomentar a independência”, respetivamente. Os participantes tiveram a oportunidade de partilhar ideias e experiências acerca do desafio que constitui educar uma criança. Os meninos do Jardim de Infância Gradinita brindaram-nos com 3 momentos de dança e ofereceram a todos os participantes uma colher de pau decorada por eles.

Today was the first day of training with the presentations of the partners from Romania and Turkey whose topics were “Escaping the overparenting trap” and “Developing children’s autonomy – using failure as a tool to foster independence”. Participants had the opportunity to share ideas and experiences related to the challenges of raising a child.

The children from Gradinita Kindergarten surprised us with 3 dancing performances and offered the participants a wooden spoon decorated by them.

Day 3 – 31st of May 2022

Hoje foi a nossa vez de apresentarmos o nosso trabalho intitulado “Atividades para a prevenção da super-proteção parental” aos colegas da Roménia, Turquia e Eslovénia. No final da mesma, entregámos a todos os participantes uma pequena oferta da Câmara Municipal de Gondomar e aproveitámos para dar a conhecer a tradição da filigrana.

Seguiu-se a apresentação dos colegas da Turquia subordinada ao tema “Como comunicar com um pai super protetor”. As sessões de formação têm dado lugar ao debate e à partilha das realidades atuais existentes nos países envolvidos neste projeto.

Finalizámos este segundo dia de formação com uma visita cultural ao Mosteiro de Comana e ao Parque Natural de Comana, uma pequena cidade situada a 32 km de Bucareste.

Um abraço a toda a comunidade educativa do AEG1 e em especial aos meninos do 1.º ciclo.

Today it was our turn to present to our partners from Romania, Turkey and Slovenia our work entitled “Activities for prevention of overparenting”. At the end of our session, each one of them received a little offer from the City Hall of Gondomar and we used this opportunity to let them know about our tradition of filigree.

Then, our partners from Turkey presented their topic “How to communicate to an overprotective parent”. So far, these training days have enabled us to debate ideas and share current realities existing in all the countries involved on the project.

We ended this second day of training with a cultural visit to Comana Monastery and Comana Nature park. Comana is a small city situated 32 km away from Bucharest.

A hug to our school community and especially to students from primary schools.

Day 4 – 1st of June 2022

Neste terceiro dia de formação, os colegas da Lituânia apresentaram as temáticas “Introdução à super-proteção parental”, “Como fomentar o Mindfulness na parentalidade” e “Estratégias eficientes de parentalidade”.

O dia mundial da criança foi comemorado com uma visita ao maior parque da cidade chamado Herastrau Park. Na Roménia, a maioria dos pais não trabalha e desfruta do dia com as crianças neste parque.

Foi um dia intenso de reflexão e partilha, enriquecedor do ponto de vista pedagógico e cultural.

On the third of training, our partners from Lithuania did their presentations on the topics “Introduction to overparenting”, “How to foster Mindfulness in parenting” and “Effective parenting strategies”.

Child’s Day was celebrated with a visit to the biggest park in Bucharest named Herastrau Park. In Romania most parents don’t work and enjoy the day with their children in this park.

Today was a very intense day of reflection and sharing, enriching both educationally and culturally.

Day 5 – 2nd of June 2022

Hoje foi um dia sem apresentações, dedicado a visitas culturais fora da cidade de Bucareste.

Partimos cedo em direção ao Museu da Caça, ao mosteiro e aos castelos de Pelisor e Peles em Sinaia.

Concluímos este dia com uma visita ao Castelo de Bran, o famoso castelo de Drácula situado em Bran, na região da Transilvânia.

It was a day-off, without presentations reserved for cultural visits outside the city of Bucharest.

We left early towards the Hunting Museum, the Monastery and Castles of Pelisor and Peles in Sinaia.

We ended this day with a visit to the Castle of Bran, the well-known castle of Dracula situated in Bran in the region of Transylvania.

Day 6 – 3rd of June 2022

Neste último dia de formação, estivemos a discutir entre todos os parceiros as próximas etapas do projeto. Planificámos e distribuímos tarefas e definimos prazos.

Fizemos o balanço e a avaliação das atividades desenvolvidas ao longo da semana de formação e recebemos os certificados de participação.

During this last day of training we discussed the next phases of the project. We planned and assigned tasks and set deadlines.

We did an overall assessment of the activities developed during the week of training and we were awarded a certificate of attendance.